Offline
MENU
Stewart Sukuma regressa à Áustria para um show de diálogo entre culturas
Novidades
Publicado em 16/08/2024

O músico e activista, Stewart Sukuma, está de volta à Áustria, para um espectáculo colaborativo ao lado do músico austríaco Christian Wirth e a orquestra Chameleon.
O show terá lugar no dia 19 de Agosto corrente, na cidade de Sankt Florian, e vai prestar um tributo ao compositor e organista austríaco, Anton Bruckner.
O espectáculo configura-se como uma proposta de viagem pelas músicas do mundo, permitindo uma partilha honesta e orgânica entre Moçambique e Áustria ou África e Europa.
Caracterizado essencialmente pela troca entre o clássico e tradicional, neste percurso, os artistas pretendem fazer algumas demonstrações de paisagens sonoras do jazz, pop, temperadas com batidas africanas, europeias e orientais.
Ana Girão, a cantora portuguesa radicada em Moçambique, é convidada especial de Stewart Sukuma para este concerto.
Esta não é a primeira vez que Stewart Sukuma e Christian Wirth partilham o palco num projecto colaborativo. Em 2012 Stewart Sukuma & Banda Nkhuvu e o colectivo Spring String Quartet, banda liderada por Christian Wirth, dividiram o mesmo palco em Moçambique e Áustria.
Entretanto, a porta de entrada de Stewart Sukuma no mercado austríaco inicia em 2009, por via do músico e artista multidisciplinar austríaco Werner Puntigam.
Sukuma descreve este reencontro como a continuidade desse passado de amizade, cumplicidade e a vontade de aproximar os dois povos através da arte. Nisto, Stewart Sukuma, entende que “as colaborações são fundamentais para a expansão do conhecimento de outras culturas, bem como para a divulgação do nosso cancioneiro”.
Alegre e orgulhoso por preservar uma ponte que já demonstrou diversos resultados, Stewart Sukuma espera um concerto marcante e didáctico para os artistas envolvidos no projecto, e sobretudo para a audiência.
“A minha expectativa é grande, já estive várias vezes na Áustria e tem corrido tudo muito bem, com um público muito educado e pronto para ouvir o que apresentamos”, disse Sukuma. (RM)


15/08/2024
(Rádio Cultura)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!