Offline
MENU
Mel Matsinhe actua na Galeria Porto de Maputo
Novidades
Publicado em 20/03/2024

A Galeria, no Porto de Maputo, recebe, em palco, na próxima sexta-feira, a partir das 18 horas, a pianista e cantora moçambicana Mel Matsinhe.
Autora de Afrika, Xingombela, Vikela, Khanyisa, entre outros títulos, Mel Matsinhe estudou na Escola Nacional de Música, e muito cedo iniciou a sua carreira como pianista. Estudou piano clássico em Havana, na Cuba, e formou-se como compositora na Noruega.
Matsinhe já promoveu vários projectos próprios, primeiro como pianista clássica, e depois começou a compor as suas próprias músicas.
A pianista promete dar cidadania à sonoridade moçambicana por meio do piano, acompanhado pela sua voz fina, numa noite em que partilhará com o público os seus recursos estéticos.
Mel Matsinhe acredita que, para a evolução de um artista, como criativo, deve beber dos mais velhos, que constituem a fonte de inspiração.
Como convidados estarão Elcides Carlos e Eduardo Quive, dois nomes que entrecruzam o drama humano nas suas inquietações de criadores.
Para além de música, Mel Matsinhe também é escritora e pedagoga musical Pan-Africanista com mais de 20 anos no sector. Fundadora e actual Directora-Geral da Escola de Artes Xiluva, Mel Matsinhe é, também, Directora do Festival Infantil Njingiritana (9ª Edição). A Escola Xiluva Artes é uma instituição que se enfoca na transformação social através das artes, com inclusão de crianças e adolescentes com autismo.
Defende a busca do conhecimento indígena como base para o desenvolvimento do sector artistico e criativo em Moçambique, promovendo o estudo de Metodologias Africanas de ensino de música na Escola de Artes Xiluva. Este trabalho valeu-lhe o título de uma das 100 mulheres mais influentes dos PALOP em 2022.
Mel Matsinhe já participou em festivais internacionais de referência tanto como perfomar ou painelista: Mali, Zanzibar, Costa de Marfim, Estados Unidos da América e Noruega.
Actualmente, Mel Matsinhe é Presidente da Federação Moçambicana das Indústrias Culturais e Criativas, onde se enfoca no fortalecimento do sector.


2024-03-19
(Rádio Cultura)
Savana

Comentários
Comentário enviado com sucesso!