O secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, acompanhado pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, e quadros das duas instituições, encontra-se no Reino de Marrocos, desde a passada segunda-feira, para uma visita de trabalho quatro dias com vista a buscar parcerias e apoios para o desenvolvimento do futebol e do desporto moçambicano.
Os dirigentes moçambicanos iniciaram esta digressão na semana passada, em Portugal, onde estiveram na assembleia-geral extraordinária da recém-criada União das Federações de Futebol de Língua Oficial Portuguesa.
Na referida reunião magna, onde esteve presente Gelson Fernandes, Director para as Associações-Membros de África na FIFA, em representação do organismo máximo do futebol mundial, os presentes debateram assuntos relacionados a aspectos administrativos e projectos, bem como as melhorias, visando a consolidação dos aspectos funcionais da agremiação.
Em Portugal, a delegação reuniu-se ainda com o seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, já a preparar a jornada de Junho de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN 2023, onde o combinado nacional se desloca a Kigali, onde defronta o Ruanda para a quinta jornada do grupo L.
De Cascais e Lisboa, a delegação moçambicana, que integra ainda o inspector-geral do Desporto, Sidónio Chavisse, a directora-geral do Fundo de Promoção Desportiva, Amélia Chavana, e o vice-presidente para Alta-Competição da FMF, Amir Gafur, partiu para o Reino do Marrocos, onde também busca parcerias e apoios para o desenvolvimento do futebol moçambicano, em particular, e do desporto, no geral.
Na agenda, houve um encontro de trabalho com o Ministro do Desporto Marroquino, Chakib Benmoussa, com quem houve o estreitamento dos laços de cooperação entre os dois países, no ramo do desporto.
No encontro, discutiu-se a possibilidade de as diversas selecções nacionais utilizarem o Centro de Alto Rendimento de Marrocos no quadro da preparação e qualificação para a próxima edição dos Jogos Olímpicos, Paris 2024, com destaque para as modalidades individuais, onde residem as esperanças de Moçambique estar representado na prova interplanetária.
As duas partes analisaram a viabilidade de os atletas olímpicos moçambicanos se beneficiarem de bolsas de estudo, bem como a realização de acções de formação e de capacitação de agentes desportivos nacionais, segundo escreve o Olho Clínico.
Na mesma ocasião, a Federação Moçambicana de Futebol assinou um memorando de entendimento com a contraparte Marroquina, visando a materialização da construção do Centro de Excelência e um Centro Técnico Nacional de Futebol nas imediações do Estádio Nacional do Zimpeto, no espaço disponibilizado pela Secretaria de Estado do Desporto no âmbito da troca de instalações de uso com a Academia Mário Coluna, em Namaacha.
O memorando foi alcançado numa reunião conjunta mantida na manhã desta quarta-feira com o presidente da Federação Real Marroquina de Futebol (FRMF), Fouzi Lekjaa, na presença dos representantes do Ministério das Finanças daquele Reino, quadros seniores da Secretaria de Estado do Desporto (SED) e da Federação Moçambicana de Futebol (FMF).
Entretanto, não foram anunciados os valores envolvidos, mas o financiamento das obras daquela importante infraestrutura para o futebol nacional está assegurado, segundo disse Carlos Gilberto Mendes, citado pelo Olho Clinico, como também garantiu a ida, para dentro de dias a Maputo, dos arquitectos responsáveis pela implantação do Centro Técnico de Futebol de Marrocos, que é por sinal de referência a nível continental.
A delegação regressa esta quinta-feira ao país para permitir que o secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, possa participar na reunião do Conselho do Desporto da União Africana da Região 5, AUSC-R5, entre esta sexta-feira e domingo.
TREINADORES DO CENTRO DO PAÍS FORMADOS COM NÍVEL DE CAF “B”
A capital da província de Sofala, Beira, é desde a manhã de segunda-feira a sede do Curso de Treinadores candidatos à Licença “B” da Confederação de Árbitros de Futebol (CAF). A formação, promovida pela Federação Moçambicana de Futebol junta um total de 25 participantes oriundos de clubes da província anfitriã bem como das províncias de Tete, Manica e Zambézia.
De acordo com uma nota da Federação Moçambicana de Futebol, o curso é realizado em três módulos com a duração de uma semana cada. O primeiro módulo vai até 14 de Maio, o segundo de 5 a 11 de Junho, e o terceiro de 10 a 17 de Julho, com uma carga horária de 190 horas distribuídas por 12 disciplinas, que serão precedidas pela realização de exames finais nas componentes teórica e prática.
Esta formação tem em vista afinar a componente prática de aprendizagem, uma vez que durante as interrupções dos módulos cada formando deverá cumprir, com carácter avaliativo, um estágio pedagógico de 30 horas num clube que participe no Campeonato Nacional da Primeira Divisão, o Moçambola, ou no Campeonato Provincial na província de origem.
A mesma terá como instrutor o moçambicano Abdul Abdulá, quadro da Federação Moçambicana de Futebol e instrutor CAF, que vai contar com outros profissionais convidados de diversas áreas para acrescentar valor em temas específicos e complementares ao treino desportivo.
A cerimónia de abertura oficial do curso que decorre nas instalações do Clube Ferroviário da Beira contou com a presença do Governo de Sofala, representado pelo Director Provincial da Juventude, Emprego e Desporto, Zeferino História, o qual enalteceu o amor da sua província pelo futebol e saudou a iniciativa da FMF em levar o curso àquela parcela do país.
Por seu turno, o Presidente da Associação Provincial de Futebol de Sofala, Joaquim Mateus Manguaiana, exortou os participantes a explorarem ao máximo a oportunidade de aquisição de novos conhecimentos com quadros reconhecidos em matéria de futebol, pois reconhece que só com conhecimento técnico aplicado na prática é possível elevar a qualidade do futebol local.
Lembre-se que este é o segundo curso de treinadores CAF “B” para o presente ano, depois do recentemente terminado na capital do país. Sabe-se que ainda este ano a zona norte também o mesmo curso para treinadores das províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.
10/05/2023
(Rádio Cultura)
O País