O fotógrafo moçambicano José Cabral apresenta no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Uma série fotográfica homónima, intitulada Americanos.
Americanos é uma exposição individual que reúne um conjunto alargado de fotografias a preto & branco, com impressões efetuadas a partir dos negativos originais deste icónico fotógrafo moçambicano.
Os trabalhos que são apresentados pela primeira vez ao público, têm origem numa viagem que o fotógrafo fez aos Estados Unidos da América, durante três meses, em 1996,ao abrigo de uma bolsa da Mid-American Arts Alliance, num amplo roteiro que incluiu cidades como New York, Washington, Chicago, New Orleans, San Diego/California, El Paso/Texas e no Novo México Santa Fé, Las Cruces e White Sands.
No projeto expositivo Americanos, o qual reúne 60 fotografias é acompanhada por um livro (com mesmo nome) com textos escritos pelo poeta Luís Carlos Patraquim, José Manuel dos Santos, escritor, poeta, curador, agente cultural e director da Revista Electra e Alexandre Pomar, curador e crítico de arte.
Com organização do Camões em Maputo e curadoria de Rodrigo Bettencourt da Câmara, a exposição Americanos resulta de uma parceria entre o Camões – Centro Cultural Português em Maputo e a produtora Art Dispersion (Portugal). A amostra inaugurada nesta segunda feira, 13 de Fevereiro, pode ser vista até dia 1 de Abril do corrente ano. José Cabral é fotógrafo profissional deste 1975, foi professor no Centro de Formação Fotográfica de 1986 a 1990 e a sua obra ganhou mais visibilidade nas duas primeiras décadas do séc.XXI.