Esta afirmação foi feita pelo antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, em Maputo, durante a apresentação do livro intitulado: Xirico–vozes de Paz em Moçambique, da autoria do académico moçambicano, Nelson Moda.
Chissano sublinhou que a paz é condição fundamental para o bem-estar económico e social, alertando, no entanto, para as ameaças à estabilidade resultantes do terrorismo no norte do país.
Joaquim Chissano defendeu ainda a partilha dos conteúdos sobre a paz, nos diversos subsistemas de ensino em Moçambique, salvaguardando o conhecimento histórico das futuras gerações.
Na ocasião, o Reverendo Georgio Ferete, em representação da Comunidade de Santo Egídio, disse que a paz é um bem precioso a preservar constantemente.
A apresentação da obra Xirico–vozes de paz em Moçambique, contou também com a leitura de Brazão Mazula, académico moçambicano e antigo dirigente da Comissão Nacional de Eleições.
No fecho da apresentação, o autor da obra, Nelson Moda, manifestou profundos agradecimentos e deixou o seguinte recado.
A obra traz testemunhos e entrevistas de diversos actores sociais, retratando as várias etapas e acontecimentos marcantes da guerra dos dezasseis anos em Moçambique, até a assinatura do Acordo Geral de Paz, a 04 de Outubro de 1992, em Roma, na Itália. (RM)
07/02/2023
(Rádio Cultura)