Arrancou esta sexta-feira, em Quelimane, a décima terceira edição do festival de Zalala. São esperados, na maior montra cultural da província da Zambézia, 40 mil turistas nacionais e estrangeiros.
Mais de 70 barracas já foram montadas e 40 artistas vão abrilhantar a festa.
“Estou muito feliz por ter sido convidado a este festival, que já fazia falta não só para os músicos como para a população da nossa província. É a nossa maior montra cultural. Por isso, trago repertório de músicas novas e antigas ‘O homem é motor’ e ‘Mulher é uma viagem’, afirmou o cantor Mr. Conselho.
Constâncio, também cantor, diz esperar que o festival traga alguma evolução em termos de expressões culturais e convida todos a participarem no evento.
Já o Governo da Zambézia diz que o festival de Zalala deve servir para mostrar ao país e ao mundo o que se faz de melhor na província.
“Fazemos a boa música, temos as melhores gastronomias do país, produzimos objectos na base da nossa madeira, temos lindas praias e um povo acolhedor. Por isso, façamos deste festival a verdadeira montra cultural da Zambézia”, apelou o governador Pio Matos.
Matos aconselhou os participantes e expositores a divertirem-se, mas com muita moderação.
A décima terceira edição do festival da praia de Zalala realiza-se dois anos depois da interrupção devido à COVID-19.
Música, gastronomia, oficinas de arte, moda, e outras diversas expressões culturais vão marcar o evento.
("O País", 12/12/2022)