Foi lançado, em Maputo, o livro da escritora e oficial do exército, Teresa Taimo, intitulado “A Mulher na Defesa da Pátria”. A obra literária narra histórias das mulheres que defendem a pátria através do seu ofício.
A escritora Teresa Taimo, que também é oficial do exército, lançou, esta segunda-feira, o livro intitulado “Mulher na Defesa da Pátria”, que, segundo explica, visa moldar a sociedade.
“A inspiração veio de nós mesmas, daquela necessidade de querer entender quem é a mulher na defesa da pátria, qual é o perfil da mulher na defesa da pátria, qual é o papel da mulher na defesa da pátria, que formação tem a mulher na defesa da pátria e qual é a carreira e nível de progressão”, revelou Teresa Taimo.
De acordo com a apresentadora da obra literária, Quitéria Guirengane, o livro vai ajudar a moldar o pensamento da mulher moçambicana.
“Mostra como é [a mulher] em diferentes prismas; não apenas na vertente das Forças de Defesa e Segurança – da qual a autora faz parte –, mas também noutras partes, incluindo o activismo. As mulheres podem defender a nossa pátria. [A obra] levanta, igualmente, uma série de questionamentos, inclusive sobre como a génese da construção do Estado moçambicano – a participação da mulher nas forças armadas – foi sempre questionada”, descreveu Quitéria Guirengane, apresentadora da obra.
A obra, com 133 páginas, é a terceira de Teresa Taimo. A primeira foi “O Regresso do Descontente” e a segunda intitula-se “A Refugiada”.
O livro traz questões como a percepção que a comunidade tem num contexto de violência, em que as mulheres sofrem violação no teatro operacional, no âmbito dos raptos e do terrorismo.
O evento contou com a presença de académicos, membros das forças armadas e estudantes.
("O País", 07/12/2022)