O bailarino e coreógrafo, Atanásio Nyusi, primo do Presidente da República, Filipe Nyusi, morreu, hoje, na sua residência, em Maputo, aos 62 anos de idade.
“[Atanásio Nyusi] notabilizou-se como um exímio dançarino na Companhia Nacional de Canto e Dança (CNCD), tendo sido membro fundador do grupo”, escreve o “Notícias Online“, que cita fonte familiar.
“Foi uma figura preponderante na história da Companhia Nacional de Canto e Dança. Ele ingressa na Companhia em 1962, juntamente com o seu irmão, e muito cedo se destacou como bailarino e mais tarde também como professor. Foi um indivíduo que criou a técnica de preparação de bailarino de danças tradicionais. Como bailarino e um dos antigos da Companhia Nacional de Canto e Dança, todo o repertório artístico que as pessoas conhecem e puderam aplaudir o Atanásio era uma peça fundamental”, contou o antigo Director da CNCD, Davide Abílio, citado pela Rádio Moçambique.
De acordo com o profissional da cultura, após aposentar-se das performances, Atanásio criou o Centro de Pesquisa e Documentação da CNCD. “Era, na verdade, uma espécie de centro de investigação cultural”.
No ano de 2020, Atanásio Nyusi lançou o seu disco “Likumbe”, que em Ximakonde significa “ritos de iniciação”.
Outras abordaram o assunto com o MZNews, mas disseram desconhecer causas da morte.
("MZ News", 29/11/2022)