O estilista Nivaldo Thierry representou Moçambique no Rhythms On Da Runway, evento que decorreu de 20 a 25 deste mês de Novembro, no Gana.
Segundo avança a nota de imprensa sobre a participação do estilista, a iniciativa é a maior celebração anual de música e moda de Gana.
Em Gana, Nivaldo Thierry apresentou, em desfile, a sua nova colecção composta por mais de uma dezena de peças únicas da colecção Renasça, que já está a ganhar muita popularidade, sobretudo por se tratar de roupa pronto a vestir, tanto para homens assim como para mulheres.
Depois da estreia internacional em Setembro, na Nigéria, esta é a segunda apresentação da colecção no estrangeiro.
Em comunicado de imprensa, Nivaldo Thierry refere que “é sempre gratificante levantar as cinco cores da bandeira moçambicana além-fronteiras, para que o mundo conheça as potencialidades do nosso país”.
Depois de participar no memorável desfile, o estilista saiu à rua para entrar em contacto com a realidade do país africano. Assim, percebeu que Gana é um país bastante acolhedor para os visitantes, e, tal como Moçambique, oferece um manancial gastronómico, artístico, cultural e turístico. Fora do centro da cidade, isto é, nos bairros periféricos, Thierry viu de perto uma realidade diferente das noites badaladas da moda africana.
Nivaldo Thierry diz que a cidade possui pessoas afáveis, uma gastronomia distante da moçambicana, mas muito deliciosa. A arquitectura é rústica, visível, principalmente, na capital Acra.
Depois de Gana, o estilista moçambicano segue para Senegal, onde vai participar no Dakar Fashion Week, de 2 a 4 de Dezembro.
("O País", 28/11/2022)