ARTISTAS EM RESIDÊNCIA NO MUSEU MAFALALA
CHAMADA PARA CANDIDATURAS
A residência artística no Museu Mafalala é destinada a artistas africanos e afro-descendentes, maiores de 18 anos.
A residência decorrerá num período de 3 semanas, no mês de Outubro, no bairro histórico da Mafalala, em Maputo-Moçambique.
Esta residência vai-se debruçar sobre a apropriação das narrativas africanas pelos artistas africanos, como um elemento fundamental para a mobilidade de artistas no continente e uma maior cidadania e participação nos processos de desenvolvimento.
Por outro lado, a residência busca analisar os processos migratórios no continente e as relações diaspóricas no Indico e Atlântico. O impacto cultural nos territórios diásporicos, nas cidades africanas e espaços de periferia e por via disso o desenvolvimento destes assente no património cultural africano.
Esta acção busca igualmente trazer símbolos e referências africanas para artistas africanos a partir do movimento pan-africanista da primeira metade do século XX, em Maputo.
Os artistas serão acompanhados pelo curador do Museu Mafalala durante o período de residência com visitas a lugares de interesse histórico-cultural, arquivos, galerias e realização de sessões de debate e palestras.
A residência é aberta a qualquer disciplina ou prática artistica.
Para submeter a sua candidatura clique no link abaixo:
https://forms.gle/ryawCNuPPGZZRka96