Offline
MENU
Presidente da República decide manter medidas de prevenção da covid-19
Novidades
Publicado em 03/01/2022

O Presidente da República, Filipe Nyusi, decidiu manter as restrições relacionadas com a prevenção da covid-19 em vigor no país, por mais trinta dias, com algumas excepções.

Falando, esta segunda-feira, na comunicação à nação no âmbito da situação da calamidade pública, o Chefe de Estado disse que estão interditas as visitas aos estabelecimentos penitenciários devido ao "aumento exponencial" de casos nas cadeias, bem como reduzido o número de visitantes aos doentes nos hospitais de dois para um por dia. “Que fique claro que a intenção do Governo não é de castigar o cidadão, mas é de chamar a atenção e apelar à consciência”, disse.

Filipe Nyusi alertou para a "evolução gigantesca e preocupante" da taxa de positividade semanal no país, que subiu de 0,4% para 24,5% nas últimas quatro semanas.

“A transmissão da pandemia é mais elevada na zona sul do país”, destacou Nyusi, assegurando que as medidas hoje anunciadas poderão ser agravadas a qualquer momento em função da evolução ou redução da doença.

Nyusi suspendeu o recolher obrigatório para os dias das festas de Natal e de fim de ano. "Excepcionalmente, é suspenso o horário da recolha obrigatória na noite do dia 24 a 25 e na noite de 31 de Dezembro a 01 de Janeiro, para permitir que as famílias possam comemorar estes momentos em comunhão", disse o chefe de Estado na comunicação à nação.

As novas medidas entram em vigor as zero horas de amanhã, dia 21 de Dezembro e vão vigorar até o dia 19 de Janeiro de 2022.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!